Caracterização da produção imobiliária, na cidade de Natal/RN, das empresas externas ao mercado local, nos anos de 2000 a 2015
Danilo Pontes Pes Souza and
Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de Queiroz
LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)
Abstract:
Com a criação, em 1995, do Programa de Desenvolvimento Turístico no Nordeste (PRODETUR NE), visando incentivar o turismo internacional, houve uma maior divulgação dessa região brasileira no mercado europeu. Com o aumento do fluxo de turistas, a partir dos anos 2000, também cresceu a busca por flats e segundas residências, o turismo-imobiliário, nas principais cidades nordestinas, como Natal/RN. Pode-se somar ainda a melhora nos indicadores macroeconômicos, incentivos governamentais e a expansão da produção de grandes empresas que se capitalizaram, entre os anos de 2005 e 2009, através da abertura de capital na bolsa de valores de São Paulo. Todos esses fatores resultaram no aquecimento do mercado imobiliário da cidade de Natal/RN, atraindo grandes investimentos e uma forte produção de incorporadoras e construtoras exógenas ao mercado local. O presente artigo tem como objetivo caracterizar a produção, sob o regime de incorporação imobiliária, das empresas externas ao mercado local, as quais tiveram uma produção maior que 10.000 m2 durante o período de 2000 a 2015. Para a caracterização das unidades imobiliárias registradas foram utilizados critérios como: produtividade, através da averiguação do número de empreendimentos, área global de construção e o número de unidades habitacionais; padrão, utilizando aspectos como a área privativa e o número de suítes de cada unidade; além da espacialização da produção. Procedimentos metodológicos combinados foram aplicados a fim de otimizar a obtenção dos dados e a análise dos resultados, com posterior elaboração de gráficos e tabelas. Os resultados demonstraram uma oscilação da produção durante os anos de 2000 a 2006, com um gradativo aumento a partir do ano de 2007 até 2011, quando, posteriormente, houve uma vertiginosa queda, iniciada em 2012, culminando com uma produção estagnada no ano de 2015, refletindo o cenário econômico vivenciado à época.
Keywords: incorporação imobiliária; Real Estate Development; Real estate units; Real estate-tourism; turismo-imobiliário; unidades imobiliárias (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2017-paper-53 (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2017_Paper_53.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2017_paper_53
Access Statistics for this paper
More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().