EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Caracterização da produção imobiliária, na cidade de Natal/RN, das empresas externas ao mercado local, nos anos de 2000 a 2015

Danilo Pontes Pes Souza and Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de Queiroz

LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)

Abstract: Com a criação, em 1995, do Programa de Desenvolvimento Turístico no Nordeste (PRODETUR NE), visando incentivar o turismo internacional, houve uma maior divulgação dessa região brasileira no mercado europeu. Com o aumento do fluxo de turistas, a partir dos anos 2000, também cresceu a busca por flats e segundas residências, o turismo-imobiliário, nas principais cidades nordestinas, como Natal/RN. Pode-se somar ainda a melhora nos indicadores macroeconômicos, incentivos governamentais e a expansão da produção de grandes empresas que se capitalizaram, entre os anos de 2005 e 2009, através da abertura de capital na bolsa de valores de São Paulo. Todos esses fatores resultaram no aquecimento do mercado imobiliário da cidade de Natal/RN, atraindo grandes investimentos e uma forte produção de incorporadoras e construtoras exógenas ao mercado local. O presente artigo tem como objetivo caracterizar a produção, sob o regime de incorporação imobiliária, das empresas externas ao mercado local, as quais tiveram uma produção maior que 10.000 m2 durante o período de 2000 a 2015. Para a caracterização das unidades imobiliárias registradas foram utilizados critérios como: produtividade, através da averiguação do número de empreendimentos, área global de construção e o número de unidades habitacionais; padrão, utilizando aspectos como a área privativa e o número de suítes de cada unidade; além da espacialização da produção. Procedimentos metodológicos combinados foram aplicados a fim de otimizar a obtenção dos dados e a análise dos resultados, com posterior elaboração de gráficos e tabelas. Os resultados demonstraram uma oscilação da produção durante os anos de 2000 a 2006, com um gradativo aumento a partir do ano de 2007 até 2011, quando, posteriormente, houve uma vertiginosa queda, iniciada em 2012, culminando com uma produção estagnada no ano de 2015, refletindo o cenário econômico vivenciado à época.

Keywords: incorporação imobiliária; Real Estate Development; Real estate units; Real estate-tourism; turismo-imobiliário; unidades imobiliárias (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2017-paper-53 (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2017_Paper_53.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2017_paper_53

Access Statistics for this paper

More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().

 
Page updated 2025-04-18
Handle: RePEc:lre:wpaper:lares_2017_paper_53