EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

O MERCADO DE GALPÕES LOGÍSTICOS E INDUSTRIAIS EM SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO: A DINÂMICA DESDE O FINAL DO PERÍODO RECENTE DE PROSPERIDADE ATÉ A CRISE ATUAL, E AS EXPECTATIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS COM DESTAQUE PARA A VACÂNCIA OCULTA

Paulo Pereira

LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)

Abstract: As mudanças no ambiente econômico brasileiro dos últimos anos, as quais fecharam um período de prosperidade e abriram um período de crise, ainda em curso, vêm impactando nos resultados dos negócios em geral da economia e do real estate em particular. Durante os anos de prosperidade o segmento de galpões industriais e de logística do real estate brasileiro cresceu e se desenvolveu, difundindo o conceito condomínios de galpões com especificações técnicas de alto padrão. No período do primeiro trimestre de 2014 (1T2014) ao segundo trimestre de 2017 (2T2017) o estoque de galpões cresceu de 13,7 milhões de metros quadrados para 19 milhões de metros quadrados no Brasil; sendo de 8,4 milhões de metros quadrados para 11,3 milhões de metros quadrados em São Paulo; e de 1,2 milhão de metros quadrados para 2,1 milhões de metros quadrados no Rio de Janeiro, de acordo com os levantamentos da Buildings. Enquanto a oferta crescia a uma média de 2% ao trimestre no Brasil; 3% ao trimestre em São Paulo; e 4% ao trimestre no Rio de Janeiro, nesse mesmo período, a taxa de vacância aumentou de 17% para 25% no Brasil; de 20% para 28% em São Paulo; e de 7% para 26% no Rio de Janeiro. Sobre esse processo de aumento da oferta e da taxa de vacância há um fenômeno a se destacar: a “vacância oculta”. Ou seja, os terrenos nos quais há projeto aprovado, permitindo aumento da oferta de maneira rápida, pois muitos dos projetos implantados ou em desenvolvimento possuem planos de expansão, como também muitos projetos foram represados após o projeto aprovado, aguardando um melhor momento de mercado.

Keywords: Logistics and industrial market vacancies; mercado de galpões de logística e industriais; São Paulo and Rio de Janeiro warehousing; vacância de galpões de logística e industriais (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017-09-01
References: View complete reference list from CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2017-paper-75 (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2017_Paper_75.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2017_paper_75

Access Statistics for this paper

More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().

 
Page updated 2025-04-18
Handle: RePEc:lre:wpaper:lares_2017_paper_75