Da procura agregada à procura de trabalho qualificado: uma ligação quase quebrada
Margarida Antunes ()
No wp072011, Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon
Abstract:
Desenvolvimento tecnológico, globalização económica, concepção do salário como um custo de produção, perspectiva microeconómica do desemprego, processo de liberalização e de financeirização da economia, todos estes factores são considerados determinantes na redução do peso dos salários no rendimento total que se verifica desde o início dos anos 80 e que constitui um aspecto marcante do modelo económico presente. Esta desvalorização relativa dos salários, pelo condicionamento do consumo privado que provoca, tem sido um elemento limitador na formação de expectativas económicas necessárias a níveis mais satisfatórios de investimento inovadores e de procura de trabalho qualificado. A Estratégia de Lisboa, pela arquitectura de políticas económicas escolhida, mostra precisamente como se gere e se assegura a desvalorização relativa dos rendimentos do trabalho e como esta constitui então um elemento limitador no desenvolvimento dos efeitos económicos esperados, e não alcançados, com políticas centradas no lado da oferta da economia. São precisamente estas as questões que vão ser alvo de desenvolvimento e de reflexão neste texto, que vai incidir basicamente na União Europeia a 15, pelo facto de os novos Estados-membros não terem passado por todo o processo em análise. Temporalmente termina em 2007, pois pretende abordar-se tudo isto independentemente da crise presente cujas características se começam a definir de forma mais visível em 2008.
Date: 2011-07
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://socius.rc.iseg.ulisboa.pt/RePEc/soc/wpaper/wp072011.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:soc:wpaper:wp072011
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Mónica Fraga ().