EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

IMPACTOS DO PRONAF NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PADRÕES: ANÁLISE DO PROCESSO DE ADOÇÃO TÉCNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO DE MARINGÁ-PR

Maisa Gomide Teixeira and Joao Marcelo Crubellate

Organizações Rurais e Agroindustriais/Rural and Agro-Industrial Organizations, 2010, vol. 13, issue 01, 17

Abstract: Aborda-se, neste artigo, o processo de difusão de padrões técnicos visando entender de que modo o PRONAF-Crédito (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) impactou na institucionalização de novos padrões tecnológicos em propriedades rurais familiares do Polo Regional de Maringá-PR, no período de 1997 a 2006. Trata-se de verificar o pressuposto institucionalista que se proclama em favor da coerção para obter institucionalização. Baseando-se em um delineamento de pesquisa transversal com perspectiva longitudinal de análise, os participantes da pesquisa foram separados em dois grupos principais representando períodos e tipos de relação diferentes com o programa. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, dados que foram tratados por meio de análise qualitativa de conteúdo, utilizando principalmente, categorias de frequência e de intensidade. Tais procedimentos permitiram comparar os esquemas interpretativos dos produtores. Os resultados mostraram proximidade entre os grupos, indicando que houve internalização ao invés da adoção apenas formal de padrões. Os resultados também sugerem que aspectos relacionais e culturais do contexto de referência devem ser considerados quando do intento de se produzirem resultados duráveis através de difusão coercitiva.

Keywords: Community/Rural/Urban; Development (search for similar items in EconPapers)
Date: 2010
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/133907/files/2%20Artigo%2009.450.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:orarao:133907

DOI: 10.22004/ag.econ.133907

Access Statistics for this article

More articles in Organizações Rurais e Agroindustriais/Rural and Agro-Industrial Organizations from Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administracao e Economia Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:orarao:133907