A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA COMPETITIVIDADE E NAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL PARANAENSES
Cleiciele Albuquerque Augusto,
Ligia Yurie Takahashi and
Maria Yolanda Sachuk
Organizações Rurais e Agroindustriais/Rural and Agro-Industrial Organizations, 2011, vol. 14, issue 01, 14
Abstract:
Adotou-se como objetivo, neste trabalho, identificar as contribuições da inovação tecnológica para a competitividade e os seus impactos nas relações de trabalho em usinas de açúcar e álcool, localizadas na região noroeste do Paraná. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, de natureza qualitativa e corte seccional, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com gerentes envolvidos no processo produtivo. O referencial teórico utilizado contemplou uma revisão de literatura sobre inovação tecnológica, competitividade e relações de trabalho. Os resultados apontaram que a principal contribuição da inovação tecnológica para a competitividade das usinas é a redução de custos e, consequentemente, a maior lucratividade, devido ao aumento da produtividade alcançado pelo máximo aproveitamento da matéria-prima. No que tange às relações de trabalho, os principais impactos observados estão na área agrícola e industrial, em que a mecanização da colheita de cana-de-açúcar e a automação dos processos de fabricação de açúcar e álcool, respectivamente, trazem extinções e criações de postos de trabalho, além de realocação de pessoal.
Keywords: Research; and; Development/Tech; Change/Emerging; Technologies (search for similar items in EconPapers)
Date: 2011
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/134188/files/1%20-%20Artigo%2009.463.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:orarao:134188
DOI: 10.22004/ag.econ.134188
Access Statistics for this article
More articles in Organizações Rurais e Agroindustriais/Rural and Agro-Industrial Organizations from Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administracao e Economia Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().