EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

ANÁLISE SWOT DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DO AMENDOIM NA REGIÃO DE TUPÃ E MARÍLIA – SP

Iraci de Souza Joao and Wagner Luiz Lourenzani

Organizações Rurais e Agroindustriais/Rural and Agro-Industrial Organizations, 2011, vol. 13, issue 2, 14

Abstract: O amendoim (Arachis Hypogaea) é uma oleaginosa consumida mundialmente, sendo a quarta mais cultivada. No Brasil, essa cultura já ocupou posição de destaque, mas atualmente o país é apenas o 19° produtor mundial. O estado de São Paulo é responsável por aproximadamente 78% da produção nacional, possuindo duas grandes regiões produtoras. Procura-se, no presente estudo, analisar o Sistema Agroindustrial do Amendoim na região de Tupã e Marília, devido a grande representatividade desse local na produção e industrialização. Com base em uma pesquisa exploratória realizada com produtores rurais da região, cooperativas, indústrias de alimentos e instituições de apoio regional, foram descritas as principais características do agronegócio regional do amendoim e sistematizadas por meio da metodologia de análise SWOT (Strenghs, Weaknesses, Opportunities and Threats). Pelas análises realizadas comprovou-se que a cultura está em fase de transição e que, embora existam sérios problemas a serem resolvidos, há um ambiente propício para o crescimento e o aumento da competitividade, regionalmente. Há necessidade de ações conjuntas entre elos para trabalharem os pontos fracos e as ameaças que a cultura enfrenta, bem como coordenação mais eficiente que iniba a clandestinidade, o comportamento oportunista, e a quebra de contratos, entre outros gargalos que barram e/ou dificultam o crescimento do Sistema.

Keywords: Agribusiness; Agricultural and Food Policy; Research Methods/Statistical Methods (search for similar items in EconPapers)
Date: 2011
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/134562/files/7%20Artigo%2009.458.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:orarao:134562

DOI: 10.22004/ag.econ.134562

Access Statistics for this article

More articles in Organizações Rurais e Agroindustriais/Rural and Agro-Industrial Organizations from Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administracao e Economia Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-04-03
Handle: RePEc:ags:orarao:134562