EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Posicionamento estratégico nas negociações da ALCA, usando o conceito de proteção efetiva na montagem da oferta tarifária brasileira

Mauro de Rezende Lopes

Revista de Economia e Agronegócio / Brazilian Review of Economics and Agribusiness, 2003, vol. 01, issue 01, 13

Abstract: O Brasil joga a sua capacidade de exportar e o futuro de sua inserção “competitiva” no mundo em três negociações-chave: OMC, ALCA e Mercoeuro. Tem esquecido de posicionar-se estrategicamente para fortalecer sua competitividade no curto, médio e longo prazo. A competitividade do setor agropecuário, entre outros fatores, depende do seu nível de proteção efetiva, isto é, a proteção do produto final depende de um nível compatível com a proteção aos insumos. Este estudo analisa uma parte da proposta de ofertas tarifárias brasileiras, no âmbito da ALCA, tendo como argumento principal os níveis de proteção efetiva. A primeira parte trata da proteção conferida aos insumos, máquinas e equipamentos usados na agropecuária, diante da proteção dos produtos agropecuários finais, e a análise é feita com a Tarifa Externa Comum (TEC). A segunda trata dos níveis de proteção outorgados a máquinas, equipamentos e componentes industriais da indústria de alimentos. O estudo mostra a dificuldade, no Brasil, de se conduzirem negociações com os setores industriais que ofertam insumos ou fornecem máquinas às agroindústrias brasileiras.

Keywords: International; Relations/Trade (search for similar items in EconPapers)
Date: 2003
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/56845/files/REA_Artigo4_V1N1_2003.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:rdeeag:56845

DOI: 10.22004/ag.econ.56845

Access Statistics for this article

More articles in Revista de Economia e Agronegócio / Brazilian Review of Economics and Agribusiness from Federal University of Vicosa, Department of Agricultural Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:rdeeag:56845