EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

O Turismo no Douro: Notas Bibliométricas Sobre a Literatura Científica

Nuno André Pinto de Sousa and Maria Teresa Manfredo
Additional contact information
Nuno André Pinto de Sousa: Bolseiro de investigação no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Escola de Ciências Humanas e Sociais.
Maria Teresa Manfredo: Investigadora de Pós-doutoramento no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Escola de Ciências Humanas e Sociais

RPER, 2020, issue 56, 65-83

Abstract: Neste estudo procurou-se mapear a produção de artigos científicos com foco no subcampo científico do turismo na região do Douro, tentando compreender os aspetos e dimensões que têm vindo a ser destacados e privilegiados na produção indexada nas bases de dados WoS e Scopus, entre 2000 e 2018. Pretende-se assim, apresentar uma visão sobre a produção científica que explora uma região turística emergente, servindo de base para futuras investigações académicas do turismo no Douro. De um modo geral, uma parte dos estudos enquadra-se na perspetiva do turismo enquanto motor de desenvolvimento regional. Ficou claro que o número de publicações nestas revistas com indexação tem aumentado significativamente desde o ano de 2013. Persiste uma tendência de os autores explorarem temas relacionados com gestão, network e marketing. Destacam-se ainda, estudos recentes na área das novas tecnologias, que visam melhorar a experiência dos visitantes da região.

Date: 2020
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.review-rper.com/index.php/rper/article/view/161 Abstract page (text/html)
https://www.review-rper.com/index.php/rper/article/download/161/84 Full text (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:apd:rper00:y:2020:i:56:id:161

DOI: 10.59072/rper.vi56.161

Access Statistics for this article

More articles in RPER from Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional
Bibliographic data for series maintained by Elisabete Martins ().

 
Page updated 2026-08-28
Handle: RePEc:apd:rper00:y:2020:i:56:id:161