EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Minha Rotina é me Deslocar para Trabalhar nesse Brasil

João Gomes da Silva, Silvana Nunes de Queiroz and Ricardo Ojima
Additional contact information
João Gomes da Silva: Doutorando em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN) Bolsista CAPES, Pesquisador do Observatório das Migrações no Estado do Ceará. Economista e Mestre em Demografia pelo PPGDem, Brasil
Silvana Nunes de Queiroz: Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Economista e Doutora em Demografia pela UNICAMP, Brasil.
Ricardo Ojima: Professor adjunto do Departamento de Ciências Atuariais e Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN). Sociólogo e Doutor em Demografia pela UNICAMP, Brasil

RPER, 2023, issue 64, 129-149

Abstract: Este estudo se propõe a analisar as características pessoais da população brasileira no que diz respeito aos atributos demográficos e empregatícios, sobretudo, no âmbito da mobilidade motivada por trabalho em nível municipal, no ano 2000 e 2010, no Brasil. Então, buscando entender o comportamento das diferenças e similitudes, utilizou-se as informações dos microdados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para tais resultados, utilizou-se o modelo de regressão multinomial, que mostrou que o trabalhador tem um perfil em idade adulta, ocupado em segmentos intermediários e com rendimento entre 2 e 5 salários mínimos para mobilidade intermunicipal, enquanto as demais categorias auferem menos. Por sua vez, evidenciou-se tendências de mudanças significativas para outras áreas no interior do país, configurando novos padrões dos deslocamentos por motivo de trabalho.

Keywords: Mobilidade; intramunicipal.; Mobilidade; intermunicipal.; Perfil.; Trabalho.; Brasil. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2023
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.review-rper.com/index.php/rper/article/view/615 Abstract page (text/html)
https://www.review-rper.com/index.php/rper/article/download/615/472 Full text (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:apd:rper00:y:2023:i:64:id:615

DOI: 10.59072/rper.vi64.615

Access Statistics for this article

More articles in RPER from Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional
Bibliographic data for series maintained by Elisabete Martins ().

 
Page updated 2026-08-28
Handle: RePEc:apd:rper00:y:2023:i:64:id:615