EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Consideracoes sobre o formato de redes como modelo de gestao para as políticas públicas de C&T no setor de óleo e gás Brasileiro

Luciana de Oliveira Faria ()

Revista Ciencias Estratégicas, 2012

Abstract: O Edital CT-Petro/CNPq-Finep 03/2001 visou fomentar a constituicao e consoli-dacao de Redes Cooperativas de Pesquisas, Inovacao e Transferencia de Tec-nologia nas regioes Norte/Nordeste (Redes N/NE), por meio do apoio a projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Tal iniciativa provocou a interacao formal de instituicoes de ensino e pesquisa dessas regioes e empresas para desenvolver projetos cooperativos, representando, um grande desafio para todos. Este artigo teve por objetivo compreender duas dessas redes, a Rede Asfalto e a Rede de Catálise, e perceber se o formato favoreceu a consolidacao da capacidade científica e tecnológica regional.Para fundamentacao, investigou-se a literatura sobre redes, Sistemas de Inovacao e capacitacao tecnológica. Foi utilizado o método de estudo de caso e se descreveu, para cada rede, histórico, atores, modo de gestao,projetos, e resultados em termos de níveis de capa-citacao científica e tecnológica. Percebeu-se que,apesar das dificuldades na gestao, as redes viabilizaram a selecao e difusao de tecnologias e, em alguns casos, a inovacao e geraram capacitacao. No entanto, precisa-se aprimorar os mecanismos de gestao dessas redes e a ampliacao do conhecimento da com-plexidade das dinamicas envolvidas no processo de inovacao, maior incentivo a participacao de empresas da cadeia de óleo e gás nos projetos e maior arti-culacao entre as políticas governamentais, nos diferentes ambitos, envolvendo, inclusive, outros setores, para ampliar seu potencial de contribuicao.

Keywords: RedesPolíticas públicasFinanciamento de C&TSetor de óleo e gásCONSIDERAÇÕES SOBRE O FORMATO DE REDES COMO MODELO DE GESTÃO PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE C&T NO SETOR DE ÓLEO E GÁS BRASILEIROClasificación JEL: L78; L71; L14.Palabras clave:RedesPolíticas públicasFinanciación de CyTSector de petróleo y gasCONSIDERACIONES SOBRE EL FORMATO DE REDES COMO MODELO DE GESTIÓN PARA LAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CYT EN EL SECTOR DE PETRÓLEO Y GAS EN BRASILISSN 1794 – 8347 | Vol. 20 | No. 28 | Julio-Diciembre 2012 | pp. 335-353Revista Ciencias Estratégicas | Medellín - Colombia ResumoO Edital CT-Petro/CNPq-Finep 03/2001 visou fomentar a constituição e consoli-dação de Redes Cooperativas de Pesquisas, Inovação e Transferência de Tec-nologia nas regiões Norte/Nordeste (Redes N/NE), por meio do apoio a projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Tal iniciativa provocou a interação formal de instituições de ensino e pesquisa dessas regiões e empresas para desenvolver projetos cooperativos, representando, um grande desafio para todos. Este artigo teve por objetivo compreender duas dessas redes, a Rede Asfalto e a Rede de Catálise, e perceber se o formato favoreceu a consolidação da capacidade científica e tecnológica regional.Para fundamentação, investigou-se a literatura sobre redes, Sistemas de Inovação e capacitação tecnológica. Foi utilizado o método de estudo de caso e se descreveu, para cada rede, histórico, atores, modo de gestão, projetos, e resultados em termos de níveis de capa-citação científica e tecnológica. Percebeu-se que, apesar das dificuldades na gestão, as redes viabilizaram a seleção e difusão de tecnologias e, em alguns casos, a inovação e geraram capacitação. No entanto, precisa-se aprimorar os mecanismos de gestão dessas redes e a ampliação do conhecimento da com-plexidade das dinâmicas envolvidas no processo de inovação, maior incentivo à participação de empresas da cadeia de óleo e gás nos projetos e maior arti-culação entre as políticas governamentais, nos diferentes âmbitos, envolvendo, inclusive, outros setores, para ampliar seu potencial de contribuição. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2012
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://revistas.upb.edu.co/index.php/cienciasestrategicas/article/view/1748/1687

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:col:000431:011385

Access Statistics for this article

More articles in Revista Ciencias Estratégicas from Universidad Pontificia Bolivariana
Bibliographic data for series maintained by Revista Ciencias Estratégicas ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:col:000431:011385