EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Efeito do monitoramento dos observatórios sociais nos gastos municipais brasileiros

Sérgio Krakowiak and Renato Nunes de Lima Seixas
Additional contact information
Sérgio Krakowiak: Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós Graduação em Economia, Vitória, ES, Brasil
Renato Nunes de Lima Seixas: Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós Graduação em Economia, Vitória, ES, Brasil

Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 2025, vol. 30, e90632

Abstract: Esta pesquisa avalia o impacto da supervisão dos observatórios sociais nos gastos da Administração Pública municipal no Brasil. Ceteris paribus, o monitoramento deve elevar a detecção de ineficiências administrativas e corrupção, reduzindo os gastos municipais. Contudo, a teoria prevê circunstâncias que podem anular esses efeitos. A literatura internacional carece de consenso sobre a eficácia do controle social dos gastos públicos e, no Brasil, os estudos são incipientes. Com base na teoria da agência e no método de diferença em diferenças, testamos duas hipóteses: (i) observatórios sociais reduzem significativamente os gastos per capita municipais; (ii) o efeito é mais acentuado em municípios pequenos, abaixo de 50 mil habitantes. Os resultados confirmam a efetividade dos observatórios no Brasil, especialmente em municípios de pequeno porte. Em um país constituído majoritariamente por pequenos municípios, frequentemente assolados pela corrupção e ineficiências administrativas, o monitoramento dos observatórios parece melhorar a eficiência dos gastos públicos e a condição fiscal municipal.

Keywords: corrupção; ineficiências administrativas; observatórios sociais; saúde fiscal municipal; gastos públicos (search for similar items in EconPapers)
Date: 2025
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/90632 Abstract page (text/html)
https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/download/90632/86828 Full text (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ekm:cgpc00:v:30:y:2025:id:90632

Access Statistics for this article

More articles in Cadernos Gestão Pública e Cidadania from FGV EAESP Pesquisa e Publicações
Bibliographic data for series maintained by Denise Francisco Cândido ().

 
Page updated 2026-05-15
Handle: RePEc:ekm:cgpc00:v:30:y:2025:id:90632