EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A importância da transcrição da pronúncia figurada para o ensino de inglês como língua estrangeira para alunos com mais de cinquenta anos

Simone Moreira Furtado Barbosa and Rickardo Léo Ramos Gomes

Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2019, issue 108

Abstract: Sabe-se que, atualmente, a população do Brasil tem envelhecido. As pessoas não só têm vivido mais como, também, têm buscado por uma qualidade de vida cada vez melhor, o que é possível graças a diversos avanços sociais e na medicina. Pessoas com mais de cinquenta anos, que antes caminhavam para a aposentadoria, agora se encontram cada vez mais engajadas socialmente, participando de grupos e voltando aos bancos de escolas, faculdades e cursos, inclusive os de inglês como língua estrangeira. Esse novo perfil de aluno, não apenas demanda uma abordagem de ensino andragógica, devido a uma série de aspectos sociais, psicológicos e cognitivos que os caracterizam enquanto alunos adultos, como também de uma abordagem diferenciada que leve em consideração aspectos fisiológicos inerentes à senescência, como redução da capacidade de memória recente, presbiacusia (perda de audição), e presbilaringe (envelhecimento da laringe) que dificultam, principalmente a compreensão e reprodução de novos vocábulos da língua inglesa. A partir das dificuldades elencadas, elaborou-se uma abordagem com base na repetição de vocábulos, apresentação da “pronúncia figurada†, gramática indutiva, foco na pronúncia, modelagem de input e output e exercícios de drills, com o objetivo de oferecer ao aluno com mais de cinquenta anos mais segurança e confiança no processo de aprendizagem de ILE como todo, mas especificamente no que se refere a sua competência oral. Verificou-se, com esta pesquisa qualitativa, aplicada a seis alunos particulares da própria pesquisadora, que a “pronúncia figurada†é benéfica ao ensino de inglês como língua estrangeira uma vez que esta possibilita ao aluno com mais de 50 anos e com possíveis problemas auditivos, de memória ou de envelhecimento da laringe uma associação entre os sons da primeira língua e da língua estrangeria, de modo a tornar a percepção, compreensão e reprodução desses sons mais fácil. Com este trabalho, a pesquisadora espera trazer à tona a necessidade de discutir novas abordagens de ensino para estudantes em processo de senescência, devido a escassez de material e abordagens de ensino especificamente voltadas a esse perfil de aluno, assim como reacender o interesse pelos estudos e aplicação da “pronúncia figurada†como ferramenta de ensino de inglês como língua estrangeira.

Keywords: Andragogia; Senescência; Déficit de memória; Presbiacusia; Presbilaringe; Pronúncia figurada. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2019
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/06/ensino-ingles.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:cedced:y:2019:i:108:04

Access Statistics for this article

Cuadernos de Educación y Desarrollo is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Cuadernos de Educación y Desarrollo from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:cedced:y:2019:i:108:04