EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

EXERCÍCIO DA CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL POR MEIO DO GOVERNO ELETRÔNICO

Ana Cristina Böer, Laércio André Gassen Balsan and Gilnei Luiz de Moura

Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2012, issue 2012-11

Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a participação social por meio do governo eletrônico a partir da percepção do cidadão, considerando-se as estruturas de informação e comunicação disponíveis nos meios públicos brasileiros. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de caráter quantitativo do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa 50 cidadãos brasileiros. Os resultados demonstraram que grande parcela da população já tem acesso ao computador e a internet. Observou-se que os indivíduos, em geral, utilizam os sites de governo apenas para obter informação. No entanto, por meio dos resultados obtidos no presente estudo verificou-se que, os cidadãos não os utilizam como forma de garantia do direito de influir na definição das metas coletivas, bem como no exercício do controle social, fiscalizando e garantindo a responsabilização dos seus governantes.

Keywords: governo eletrônico; cidadania; democracia; tecnologias de informação e comunicação – TICs; administração pública; sociedade civil. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2012
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/22/participacao-soc ... erno-eletronico.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2012:i:2012-11:12

Access Statistics for this article

Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:coccss:y:2012:i:2012-11:12