PROBLEMATIZANDO O USO DO TERMO "CONSCIENTIZAÇÃO" NO DISCURSO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO EM UMA OFICINA
Danieli Veleda Moura and
Andreisa Damo
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2014, issue 2014-01
Abstract:
O presente relato de experiência resgata uma atividade em forma de oficina, realizada no ano de 2011 junto a um grupo de participantes do III Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Nosso objetivo é refletir sobre o trabalho feito, de forma a ressignificar nossa própria prática enquanto proponentes da oficina e educadoras ambientais. Na esteira desse processo reflexivo, resgatamos a intenção da oficina: problematizar o uso do conceito da conscientização, frequentemente apropriado pelos meios midiáticos, marketing e propaganda, ONGs e campanhas governamentais, na forma como estes lhe dão significado. O significado desse entendimento precisa ser revisto pois, em nossa compreensão, este conceito é bem mais complexo do que aparenta ser nos vídeos por nós debatidos na oficina. Nossa significação do que vem a ser a conscientização encontra-se alicerçada no pensamento do educador Paulo Freire, a partir do qual podemos compreender que a conscientização não é evento imediato, que ocorre no sujeito instantaneamente. Assim, compreendemos que muitas estratégias público-privadas que se autodeclaram ou sugerem ser conscientizadoras atuam no limite da sensibilização. Porém, a conscientização como uma categoria freireana, é algo a mais que passa pelo processo educativo rumo à liberdade, exigindo do indivíduo, e do grupo, a superação real do estágio ingênuo, para o estado crítico da consciência. Temos compreendido não ser possível alcançá-la a partir de experiências de curta duração de caráter meramente informativo e, algumas vezes, apelativo. Na conscientização, o caráter é formativo, e somente se processa se, tanto a emoção, quanto a vontade e o pensamento forem mobilizados.
Keywords: Oficina.; III; Encontro; e; Diálogos; com; a; Educação; Ambiental.; Conscientização. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2014
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/27/encuentro-educacion-ambiental.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2014:i:2014-01:9
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().