GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE PESSOAS
Leonardo Betemps Kontz,
Eduardo Palmeira and
Luciane Gomes
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2014, issue 2014-04
Abstract:
Com o advindo da globalização as organizações passam por um novo processo de transformação. Nos dias atuais, fala-se muito em otimização de resultados, crescimento, globalização, competitividade e retenção do conhecimento. Contudo, o sucesso ou o atendimento destes quesitos, depende de uma gestão eficiente do principal diferencial competitivo da empresa: as pessoas que nela trabalham. Ou seja, o seu capital intelectual. Estudos nesta área indicam que ativos físicos de uma empresa contribuem muito menos para valorizar um produto ou serviço do que os ativos intangíveis, que são as virtudes e talentos dos funcionários, a competência no processo gerencial destes talentos e o relacionamento com os clientes. A forma com que as empresas têm gerido este capital intangível é que vem sendo tratada como um fator determinante para o sucesso empresarial. Porém, o conceito que chamamos gestão de pessoas não é um processo único, mas uma conjuntura de processos, práticas, estudos e estratégias que buscam fazer com que esse diferencial se sobressaia. Sendo assim, entende-se por gestão de pessoas um conjunto de processos voltados à forma de condução dos interesses da empresa e do seu capital intelectual, norteadas pela política de atuação de seus gestores. Algumas abordagens mais amplas tratam o conceito de gestão de pessoas por administração de recursos humanos, associando esta administração ao cumprimento dos objetivos da organização. Este artigo aborda o conceito de gestão de pessoas, desde o período da industrialização clássica no começo do século XX, onde os empregados eram simples agentes de produção, até os períodos atuais, onde as pessoas são tidas como os maiores diferenciais competitivos e os principais agentes de mudanças e inovações dentro de uma organização. O estudo abordará as teorias clássicas e contemporâneas, seus estudos e seus reflexos dentro da prática empresarial, passando por assuntos de grande relevância, como a importância da motivação, as formas de reter o conhecimento, a cultura organizacional como norteador das práticas empresarias, o clima organizacional e sua relação com a satisfação do colaborador e obviamente, a importância da retenção, compartilhamento e interação do conhecimento como forma de gerar resultados, sejam estes quantitativos ou qualitativos, para uma empresa. Por fim, o estudo será ilustrado por uma pesquisa de clima organizacional e sua análise e interpretação com base nos assuntos discutidos neste artigo.
Keywords: Gestão de Pessoas; Gestão do Conhecimento; Gestão Estratégica de Pessoas. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2014
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/28/gestao-pessoas.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2014:i:2014-04:08
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().