REFORMA AGRÁRIA – ASSENTAMENTOS
Luciana Nogueira de Souza
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2014, issue 2014-11
Abstract:
A Luta pela terra por muitos anos foi ignorada pelo governo e pela sociedade. O tema campesinato é palavra nova, inclusive nos nossos dicionários, porém não há mais como negar a necessidade de se discutir um assunto tão presente hoje no nosso dia a dia e tão próximo da nossa realidade. Assim, surge este artigo que procura retratar a realidade das famílias do acampamento Antônio Irmão, próximo ao município de Itaquiraí em Mato Grosso do Sul, que acreditam em um ideal e lutam diariamente pela sua conquista. Para desenvolver o estudo que se apresenta a metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica, que se deu a partir de autores como Mizusaki (2009), Fabrini (2001) e Martins (1990), que veio fundamentar o estudo realizado no acampamento Antonio Irmão, que se efetivou mediante observação e estudo in loco. Os resultados mostram que no acampamento existe a união de pessoas que lutam e busca uma qualidade de vida, uma casa para morar e um pedaço de terra para plantar, considerada sagrada, pois dali é que provém todo e qualquer alimento disposto para a humanidade consumir como também é onde consideram o melhor lugar para se viver.
Keywords: Reforma Agrária; Campesinato; Movimentos Sociais; Acampamento Antônio Irmão; Qualidade de vida. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2014
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/30/assemtamentos.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2014:i:2014-11:02
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().