A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FUNDAMENTO DE UMA PRà TICA HUMANA EMANCIPADORA
Aléssio Almada da Costa and
Luis Fernando Minasi
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2015, issue 2015-03
Abstract:
Este ensaio objetiva analisar e investigar a educação ambiental enquanto complexo que atua nos processos humanos influenciando a forma de reação aos acontecimentos da vida social. A práxis da educação ambiental tem assumido diferentes nuances que bem reflete as contradições e conflitos da sociedade. Tem sua gênese na instituição “educação†, e emerge pela compreensão de que as relações humanas de uma forma geral – mas sem generalizar – têm colocado em risco a própria fonte da vida, a natureza, na qual o homem faz parte, mas que ainda a compreende como algo a explorar. Embasamos nossa análise na proposta metodológica de Karl Marx, mais especificamente a partir do embasamento crÃtico que o levou a sistematizar sua análise da sociedade e do modo de produção capitalista, por meio do materialismo dialético e histórico, e da economia polÃtica. Assim, procuramos discutir as possibilidades da construção de práticas emancipatórias a partir da problematização da ordem social capitalista e sua influência na educação. Ontologicamente, o homem tem na prática do trabalho o fundamento de sua existência, no entanto, as mediações do sistema do capital condicionam esta prática a determinados e determinantes processos que alienam e degradam tanto o homem como a natureza. Conclui-se que a educação ambiental que se propõe crÃtica e transformadora, a partir de um embasamento marxista, tem potencial para contribuir no processo de emancipação humana.
Keywords: Educação; Educação ambiental; Karl Marx; Trabalho; Materialismo histórico e dialético; Economia polÃtica; Emancipação (search for similar items in EconPapers)
Date: 2015
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2015/01/educacion-ambiental.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2015:i:2015-03:13
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().