A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS METAJURà DICOS NA OCULTAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ANà LISE A PARTIR DOS CASOS ASSISTIDOS PELA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÃ
Tamara Holanda Cronemberger and
Volgane Oliveira Carvalho
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2015, issue 2015-04
Abstract:
O androcentrismo incutido secularmente no ideário social brasileiro resultou na discriminação do sexo feminino de modo que a igualdade entre os gêneros, hoje, se consubstancia como uma busca intergeracional para as mulheres, que são minoria no espaço público. Por historicamente não ser de preocupação pública, a violência contra a mulher foi naturalizada no âmbito doméstico até que, atualmente, se configura como um problema social de extrema relevância, tendo em vista afetar não só o núcleo familiar, como também toda a sociedade, mormente representar violação aos direitos humanos. Apesar das várias tentativas do Estado para reparar e prevenir as agressões contra a mulher, a exemplo, mediante a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), o legado da opressão do feminino é inevitável e se manifesta de diversas formas, subsistindo como óbice para a libertação das mulheres do “ciclo de violência†reproduzido pelos seus agressores, que são, em geral, seus parceiros. Nessa toada, o presente trabalho objetiva analisar alguns dos possÃveis motivos que impedem a mulher vÃtima de violência doméstica de delatar o seu agressor à s instituições estatais.
Keywords: Discriminação.; Gênero.; Violência; doméstica.; Lei; Maria; da; Penha.; Libertação. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2015
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2015/01/aspectos-metajuridicos.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2015:i:2015-04:13
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().