MUSEU DIFUSO: INTERFACE DA MEMÓRIA
Priscila Chagas Oliveira
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-04
Abstract:
Museu, segundo o ICOM (2007), é uma instituição sem fins lucrativos que adquire, preserva e expõe os testemunhos do homem e do seu entorno e a partir das linguagens que opera, são duplos simbólicos de suas realidades. No atual paradigma tecnológico, sua condição e finalidade de existência deve refletir as demandas e os anseios de uma sociedade em constante processo de aceleração informacional, reconexão e interação a partir das tecnologias de informação e comunicação computacionais. Portanto, seguindo os estudos sobre o “Museu Difuso†, este artigo constitui-se de uma revisão de literatura sobre o estatuto contemporâneo dos museus. Conclui que para além do lugar da salvaguarda e de exposição de objetos isolados no tempo e no espaço, a cidade, no contexto tecnológico das redes, pode ser vista como um museu difuso: em estado de conexão, de potência interativa e assim, potencialmente colaborativo.
Keywords: cibercultura; tecnologias da informação e comunicação; museu difuso; museu interface (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/02/museu.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-04:20
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().