ASSOCIATIVISMO EM FAMà LIAS DE AUTISTAS: A GÊNESE DA ASSOCIAÇÃO FORTALEZA AZUL
Cláudio Bezerra Leopoldino
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-05
Abstract:
O associativismo direciona as ações dos indivÃduos e seus recursos, de forma sinérgica, no sentido de atingir objetivos mais abrangentes. Populações em situação de risco social e exclusão encontram no associativismo uma possibilidade de melhoria na sua situação. No caso das famÃlias de portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), existem vários fatores que contribuem para a exclusão social e econômica, descritos na literatura: alto custo e duração dos tratamentos; restrições no acesso à escola; restrições de acesso ao mercado de trabalho e falta de polÃticas públicas de auxÃlio. O objetivo deste artigo é descrever o primeiro ano da Associação Fortaleza Azul (FAZ), grupo de caráter associativista que congrega famÃlias de pessoas com autismo na cidade de Fortaleza. O estudo de caso foi feito com base em dados coletados através de questionário enviado por e-mail, análise do estatuto da organização e das informações disponibilizadas pela mesma em rede social. A Associação Fortaleza Azul, em seu primeiro ano de existência, avançou significativamente em busca de suas metas. Esse movimento se deu sem que a autonomia dos seus integrantes fosse atingida, utilizando o mÃnimo de recursos. Ao mesmo tempo, foram constatados diversos benefÃcios aos associados, tangÃveis e intangÃveis, financeiros e não financeiros. Em paralelo, foi construÃda uma rede de conexões com outras entidades que apresentam interesses comuns.
Keywords: Associativismo; Coletivismo; Redes de Cooperação; Autismo; Associação Fortaleza Azul. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/02/autistas.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-05:12
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().