PATRIMONIALISMO E SEUS REFLEXOS NO ESTADO BRASILEIRO
Josenilda Aparecida Ribas Bueno
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-05
Abstract:
Apesar dos crescentes esforços para extirpar a corrupção, observamos que no Brasil, ainda são bastante frequentes as práticas ilÃcitas e condutas indevidas. Em que pese a importância do resgate histórico na compreensão de fatos atuais, este artigo tem por objetivo buscar no passado alguns dos aspectos sócio-polÃticos predominantes na formação do Estado brasileiro. Aspectos esses que ainda influenciam e comprometem tanto a polÃtica como a probidade administrativa no paÃs. Para tanto foram adotados como ponto de partida os conceitos de patrimonialismo e burocracia tal como apresentados por Weber, incorporados à s peculiaridades brasileiras pelos autores aqui utilizados. O artigo contou com contribuições de Faoro (1989), Holanda (1978), Schwartz (1979), Franco (1997) entre outros. Verificou-se que os traços personalistas e patrimonialistas presentes desde a formação do Estado brasileiro ainda permanecem bastante prejudiciais à s instituições brasileiras.
Keywords: Patrimonialismo; Burocracia; Formação do Estado brasileiro; Corrupção; Instituições brasileiras. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/02/patrimonialismo.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-05:26
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().