GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A MULHER NEGRA BRASILEIRA EM DEBATE
Larissa Siqueira de Alencar and
Maria Augusta de Castilho
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-06
Abstract:
O artigo aborda uma pesquisa bibliográfica sobre a temática da mulher negra na sociedade brasileira contemporânea. Sua estrutura apresenta duas categorias de análise: gênero e relações étnico-raciais. O trabalho busca fazer uma reflexão acerca da mulher negra no Brasil com ênfase na desigualdade de gênero, racismo e discriminação racial. Pretende-se dessa forma desconstruir a ideia de democracia racial amplamente difundida e a igualdade de oportunidade entre as mulheres negras e não negras. As manifestações de suas demandas, lutas e resistências expressas no feminismo negro e movimento de mulheres negras ao possibilitar o surgimento de uma nova protagonista polÃtica, agora articulada e combatente de sua agenda polÃtica. Os avanços e desafios nesse cenário serão juntamente discutidos evidenciando possibilidades de novos rumos ao mesmo tempo do combate a antigas pautas para a promoção de uma valorização social de ser negra em uma sociedade inclusiva com mais equidades.
Keywords: Gênero; relações étnico-raciais; mulheres negras; discriminação racial; feminismo negro. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/02/mulheres-negras.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-06:07
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().