OS IMIGRANTES HAITIANOS NO BRASIL E A DISCRIMINAÇÃO MÚLTIPLA
Cristiane Feldmann Dutra and
Rodrigo da Silva
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-07
Abstract:
Atualmente no cenário Brasileiro, o setor trabalhista tem um momento de retração na contratação e de aumento da extinção do contrato de trabalho, o que frustra de forma significativa as expectativas e os sonhos dos Haitianos no território Brasileiro. Este artigo objetiva demonstrar que os obstáculos já vivenciados pelos imigrantes como, a dificuldade de se comunicar em outro idioma, a discriminação racial, a xenofobia e a sua condição social são multiplicadas no ambiente de trabalho, causando o desespero, sentimento de impotência e invisibilidade. A partir da compreensão sobre como se dá a chegada dos haitianos, buscar-se-á a análise do reflexo de suas condições imigratórias na seara do Direito do Trabalho. Por conseguinte, será estudada a relação do contexto social vivenciado com as dinâmicas discriminatórias no Brasil, como o preconceito de marca e as traduções jurÃdicas da discriminação por motivo de raça e discriminação múltipla.
Keywords: Imigração Haitiana; Direito do Trabalho; Direito da Antidiscriminação; Discriminação Múltipla; Vulnerabilidade Social. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/03/imigrantes.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-07:11
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().