NITRATO E AMÔNIO NA SOLUÇÃO DO SOLO SOB DIFERENTES USOS AGRà COLAS, NO MUNICà PIO DE PARAGOMINAS-PA
Paulo César Ramos de Oliveira,
Manoel Tavares de Paula,
Jamil Chaar El-Husny and
Rubens Cardoso da Silva
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-08
Abstract:
As mudanças no sistema de uso e manejo do solo alteram a disponibilidade de amônio (NH4+) e nitrato (NO3¯). Na Amazônia são poucos os trabalhos que avaliam os impactos ocasionados pelas mudanças de uso do solo na dinâmica de NH4+ e NO3¯, aumentando as incertezas da variabilidade de seus teores nas diferentes profundidades do perfil do solo. Diante disso, esta pesquisa objetivou avaliar a dinâmica de NH4+ e NO3¯ nas profundidades 0 a 5 cm, 5 a 10cm, 10 a 20 cm e 20 a 30 cm dos sistemas Floresta secundária (FS) Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), Milho plantio direto (MPD) e Pastagem capim Mombaça (PCM) sob Latossolo Amarelo no municÃpio de Paragominas, mesorregião Sudeste do estado do Pará. Os resultados encontrados demonstram que o maior teor de NH4+ foi encontrado na profundidade de 0 a 5cm do sistema FS e todos os sistemas apresentaram diferença significativa entre as profundidades dos respectivos sistemas. O teor de nitrato foi superior na profundidade de 10 a 20cm no sistema MPD, este sistema também foi o único que demostrou diferença significativa nos teores das diferentes profundidades estudadas dentro de cada sistema.
Keywords: Integração lavoura-pecuária; Amazônia; Biologia e BioquÃmica do solo. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/03/nitrato.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-08:14
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().