A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE DO PROFESSOR
Leandro Haerter
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-09
Abstract:
O texto discute teoricamente a intensificação do trabalho docente e a relação desta temática com a saúde do professor, apontando mudanças ocorridas nessas últimas décadas no contexto educacional brasileiro, sobretudo, na escola pública. A discussão mostra a instituição de um modelo de escola mais “burocrático†, com maior controle e divisão do trabalho, que traz condições precárias de trabalho, exclusão dos filhos das classes trabalhadoras e conteúdos e metodologias que não atendem as necessidades dos alunos. Essas transformações, resultado de polÃticas e reformas educacionais nos diferentes sistemas de ensino brasileiros, associadas à precária remuneração, acarretam profundas transformações no cotidiano do professor e em sua saúde, considerando que esta categoria profissional perde autonomia e está inserida numa nova concepção de gestão e organização escolar, baseada em cumprimento de metas.
Keywords: Trabalho docente; Saúde do professor; Intensificação; PolÃticas públicas em educação; Escola pública. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/03/professor.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-09:20
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().