O USO DOS RECURSOS NATURAIS PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO IGARAPÉ-AÇÚ (PA)
Joelson da Silva Nascimento and
Márcia Aparecida da Silva Pimentel
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-09
Abstract:
Os povos e as comunidades tradicionais podem ser encontrados em grande parte do território nacional na forma de remanescentes quilombolas, indÃgenas, pescadores, extrativistas e entre outros. A diversidade não está apenas nos termos cunhados para cada categoria, mas também nas formas de organização espacial, territorial e histórica. Portanto, realizar um recorte para discussão acerca das categorias é necessário para verificar quais relações possuem no território tendo como resultado uma paisagem. A análise será realizada pelo viés da proposta teórico-metodológica de BERTRAND; BERTRAND (2009) o sistema metodológico fundado sobre três conceitos espaço-temporais que são: o Geosistema, o Território, a Paisagem conhecido como G.T.P. Considerando que as três categorias geográficas por uma abordagem integrada sociedade e natureza. Utiliza-se como recorte para análise empÃrica a Comunidade de Remanescentes Quilombolas de Nossa Senhora do Livramento localizada no municÃpio de Igarapé-Açú – PA. O território da comunidade encontra-se recortado pela rodovia PA-242 à s margens do rio Livramento (alto curso do rio Maracanã), e está no limite do municÃpio de Nova Timboteua – PA na microrregião Bragantina. O contexto espacial da comunidade quilombola é formado pelas áreas de várzea e capoeira com um pequeno uso agrÃcola de base familiar de baixa produção e extrativismo.
Keywords: Comunidade Quilombola; Modelo GTP; Território; Paisagem. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/03/quilombola.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-09:32
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().