“O CLUBE DO CARIMBOâ€: AS CONSEQUÊNCIAS CRIMINAIS DA TRANSMISSÃO VOLUNTà RIA DO HIV
Sergio Rodrigo Martinez and
Gabrielle Cajueiro De Oliveira
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-12
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo analisar as consequências jurÃdicas da transmissão voluntária do vÃrus da imunodeficiência humana (VIH). A SÃndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é causada pelo referido vÃrus, o qual é transmitido por diversas maneiras. Na presente pesquisa, deu-se enfoque à transmissão por meio de relações sexuais, especificamente à s consequências criminais desta conduta dentro do ordenamento jurÃdico brasileiro. Isso porque se observou a existência de um comportamento de certo grupo de pessoas que vivem com VIH/SIDA, as quais, por meio de relações sexuais, objetivam transmitir propositalmente o vÃrus, a chamada “carimbada†. Realizado por pesquisa bibliográfica e pela utilização do método de pesquisa dedutivo, o presente trabalho pretende demonstrar que não há legislação especÃfica para a transmissão voluntária do vÃrus no Brasil, sendo aplicado o Código Penal. Demonstrou-se, ainda, a tendente criminalização relacionada ao vÃrus da imunodeficiência humana (VIH) dentro do contexto polÃtico do paÃs, apresentando-se como uma afronta aos direitos mÃnimos garantidos para a promoção da dignidade das pessoas que vivem com VIH/SIDA. Contudo, considerando a não existência de legislação especÃfica, há divergência doutrinária acerca da correta tipificação da conduta. Assim, foram apresentados os tipos penais nos quais se enquadraria a conduta e, por fim, ficou demonstrado que tal ato lesivo enquadra-se no delito de lesão corporal gravÃssima.
Keywords: VÃrus da imunodeficiência humana (VIH); Transmissão voluntária; Clube do Carimbo; Aspectos Criminais; Lesão corporal gravÃssima. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/04/carimbo.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-12:21
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().