Managerial Accounting face à metodologia da moeda de poder aquisitivo constante: onde entra a necessidade de o gestor de uma empresa farmacêutica considerá-la?
Tiago José Gonzaga Borges,
Josimar Pires da Silva,
David Victor Rocha do Nascimento and
Wesley Daniel Barbosa Gonçalves
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017, issue 2017-04
Abstract:
A contabilidade gerencial perpassa uma série de questões ligadas à gestão das empresas e, por conta disso, deve ser alimentada com informações adequadas à realidade do mercado empresarial – considerando diversos fatores. Sob esse prisma, é valido destacar que questões inflacionárias podem auxiliar ou até comprometer a análise dos demonstrativos contábeis provocando, assim, influência no processo decisório da entidade. À luz dessa circunstância entra a metodologia da Moeda de Poder Aquisitivo Constante como ferramenta que pode auxiliar os responsáveis pela tomada de decisão a partir das suas possÃveis implicações gerenciais. Este artigo buscou analisar o efeito inflacionário em uma empresa real denominada “Farmacêutica†e suas possÃveis implicações gerenciais. As demonstrações foram atualizadas utilizando a taxa de captação de longo prazo para pessoas jurÃdicas para proceder ao ajuste a valor presente e o IGPM como indexador para moeda em poder aquisitivo constante. O output da metodologia evidenciou, em boa parte das contas, efeito inflacionário negativo, porém não significativo. No entanto, foram analisadas possÃveis implicações gerenciais – o que justifica a importância e a análise de informações para controle e planejamento gerencial coletadas na metodologia, conforme preceitua o Institute of Management Accountants (IMA,1998) ao ressaltar o método moeda constante.
Keywords: Contabilidade Gerencial; Inflação; Moeda Constante; Gestão; Farmacêutica. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/02/moeda.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-04:04
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().