Compartilhamento do conhecimento e a inovação para o desenvolvimento das pequenas propriedades rurais no sul do Brasil
Cristina Keiko Yamaguchi,
Ana Paula Silva dos Santos and
Luciana Mandelli
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017, issue 2017-07
Abstract:
Esse estudo objetiva identificar como o conhecimento e a inovação tecnológica contribuem para o desenvolvimento da agricultura familiar no sul de Santa Catarina, Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados foram: interdisciplinar, bibliográfico, qualitativo, descritivo e estudo de múltiplos casos. Na percepção dos entrevistados a inovação tecnológica ocorreu com as mudanças nas rotinas do trabalho desde o plantio até a colheita, com a mecanização e alteração de processos para a permanência do homem no campo. O compartilhamento de conhecimento ocorreu por meio da participação na prática do dia a dia, nas palestras dos técnicos da cooperativa, da agroindústria e na troca de experiências entre vizinhos. Observou-se que os produtores rurais entrevistados usaram e compartilharam seus conhecimentos nos processos de desenvolvimento nas propriedades rurais, tomando decisões na melhor forma de utilizar o seu ambiente e sua terra para o desenvolvimento da propriedade rural. Os resultados mostram que dentre os 12 razões para inovar foi possÃvel identificar os três principais motivos: (1) melhorar o processo produtivo; (2) reduzir o custo de produção, na mão de obra, no consumo de materiais, consumo do tempo de materiais, consumo do tempo de produção; e (3) melhorar as condições de trabalho. A inovação ocorreu por meio do compartilhamento do conhecimento e pela participação na prática do dia a dia, nas palestras dos técnicos da cooperativa, da agroindústria e na troca de experiências entre vizinhos e técnicos especializados. Na percepção dos entrevistados, a diversificação agrÃcola nas propriedades rurais também foi uma forma de inovar e garantir a sustentabilidade, como é o caso da instalação de aviários que proporcionou um incremento na renda familiar e competitividade na propriedade, melhorando a qualidade de vida.
Keywords: Compartilhamento; de; conhecimento.; Inovação; tecnológica.; Desenvolvimento; da; agricultura; familiar. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/03/agricultura-familiar-brasil.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-07:12
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().