A Socioeconomia da Vila do Careiro da Várzea na Região Metropolitana de Manaus
Evandro Brandão Barbosa
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017, issue 2017-10
Abstract:
O municÃpio do Careiro da Várzea integra o rol dos 62 municÃpios do Estado do Amazonas e está entre os oito municÃpios de formam a Região Metropolitana de Manaus (RMM). A palavra careiro significa caminho do Ãndio, que tem o traçado do rio que corta o municÃpio. Várzea é uma superfÃcie de terra alagável no perÃodo da cheia do rio. O Careiro da Várzea possui 70% da sua superfÃcie territorial em área de várzea e 30% em terra firme. Situado a 20 km a Sudeste de Manaus, a maior cidade nos arredores, o Careiro da Várzea está a 26 metros de altitude e tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 3° 11' 53'' Sul, Longitude: 59° 52' 18'' Oeste. Com 23.930 habitantes no Censo de 2010, do IBGE, o municÃpio possui área de 2.631,144 km2 e parte desta encontra-se à margem do Rio Solimões e a outra parte, onde situa-se a Vila do Careiro da Várzea, encontra-se à margem do Paraná do Careiro. Na Vila moram aproximadamente 986 pessoas. O municÃpio do Careiro da Várzea integra a Região Metropolitana de Manaus (RMM) com a peculiaridade de não manter ligação terrestre (rodoviária) como o municÃpio de Manaus, somente ligação fluvial; essa caracterÃsitica se deve ao fato de o municÃpio estar localizado em região de várzea do Rio Solimões, distante 20 km de Manaus, percorridos em aproximadamente 30 minutos de barco médio de passageiros. A cheia anual dos rios Negro e Solimões alaga toda a área de várzea do municÃpio do Careiro da Várzea no perÃodo de abril a julho, alterando toda a dinâmica social e econômica, com a remoção do rebanho de gado bovino para as terras altas do municÃpio. Na Vila do Careiro da Várzea, em consequência da cheia do rio, há necessidade da construção de pontes elevadas denominadas “marombas†; as ruas da Vila do Careiro da Várzea são alagadas e o nÃvel da água atinge entre 70 e 90 cm acima do piso das ruas.
Keywords: Careiro da Várzea; cooperativa de produtores de leite; terras de várzea; Rio Solimões. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/04/socioeconomia-regiao-manaus.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-10:02
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().