EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A Socioeconomia da Vila do Careiro da Várzea na Região Metropolitana de Manaus

Evandro Brandão Barbosa

Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017, issue 2017-10

Abstract: O município do Careiro da Várzea integra o rol dos 62 municípios do Estado do Amazonas e está entre os oito municípios de formam a Região Metropolitana de Manaus (RMM). A palavra careiro significa caminho do índio, que tem o traçado do rio que corta o município. Várzea é uma superfície de terra alagável no período da cheia do rio. O Careiro da Várzea possui 70% da sua superfície territorial em área de várzea e 30% em terra firme. Situado a 20 km a Sudeste de Manaus, a maior cidade nos arredores, o Careiro da Várzea está a 26 metros de altitude e tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 3° 11' 53'' Sul, Longitude: 59° 52' 18'' Oeste. Com 23.930 habitantes no Censo de 2010, do IBGE, o município possui área de 2.631,144 km2 e parte desta encontra-se à margem do Rio Solimões e a outra parte, onde situa-se a Vila do Careiro da Várzea, encontra-se à margem do Paraná do Careiro. Na Vila moram aproximadamente 986 pessoas. O município do Careiro da Várzea integra a Região Metropolitana de Manaus (RMM) com a peculiaridade de não manter ligação terrestre (rodoviária) como o município de Manaus, somente ligação fluvial; essa caracterísitica se deve ao fato de o município estar localizado em região de várzea do Rio Solimões, distante 20 km de Manaus, percorridos em aproximadamente 30 minutos de barco médio de passageiros. A cheia anual dos rios Negro e Solimões alaga toda a área de várzea do município do Careiro da Várzea no período de abril a julho, alterando toda a dinâmica social e econômica, com a remoção do rebanho de gado bovino para as terras altas do município. Na Vila do Careiro da Várzea, em consequência da cheia do rio, há necessidade da construção de pontes elevadas denominadas “marombas†; as ruas da Vila do Careiro da Várzea são alagadas e o nível da água atinge entre 70 e 90 cm acima do piso das ruas.

Keywords: Careiro da Várzea; cooperativa de produtores de leite; terras de várzea; Rio Solimões. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/04/socioeconomia-regiao-manaus.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-10:02

Access Statistics for this article

Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-10:02