A impropriedade de invocação da cláusula da reserva do possÃvel para desvirtuar o dever do estado de efetivação dos direitos fundamentais sociais
Cristiano Elias and
Lisiane Cristina Durante
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017, issue 2017-11
Abstract:
Este trabalho tem como objeto estudar o efetivo dever constitucional de realização dos direitos fundamentais em um paÃs como o Brasil que sofrera recente processo de democratização. Neste contexto, a Constituição Federal de 1988 surge como resposta a um cenário polÃtico ditatorial marcado por demasiadas repressões à liberdade e garantias individuais e tornou-se um instrumento para a transformação da sociedade. Contudo, essa mesma Constituição escancarou as insuficiências do Estado para a realização do mÃnimo existencial deixando explÃcita a gigantesca distância existente entre os direitos positivados e o que de fato é realizável. Nesta perspectiva, uma das justificativas invocadas pelo Estado para se furtar das imposições constitucionais é a cláusula da reserva do possÃvel que não raras vezes tem o seu sentido deturpado e restrito à s limitações orçamentárias do Estado para realização dos direitos fundamentais. Sua concepção original, no entanto, tem uma conotação muito mais sofisticada do que o indivÃduo pode, em termos razoáveis, exigir da coletividade.
Keywords: direitos fundamentais; cláusula da reserva do possÃvel; mÃnimo existencial. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/04/impropriedade-invocacao.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-11:10
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().