O descentramento do sujeito rural e as novas categorias analÃticas de pensamento na contemporaneidade
José Augusto Carvalho de Araújo,
Rodrigo Constante Martins,
Manoel Alves da Silva,
Renata da Cruz Paes and
Altem Nascimento Pontes
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017, issue 2017-12
Abstract:
O presente trabalho objetiva analisar a transição entre o sujeito rural “centralizado†e “identificado†a um tipo de dominação que por décadas definiu os espaços e territórios, onde se configurava apenas atividades especÃficas, relacionadas ao uso da terra, predominantemente na agricultura, tÃpico de uma sociedade rural tradicional. Entretanto, as novas interpretações levam a pensar outro tipo de sociedade com caracterÃsticas moderna e industrial rural. Nesta nova ruralidade, o sujeito rural é difuso e muito pouco pode ser representado enquanto uma identidade fixa, por estar circunscrito à s várias atividades rurais: agricultura, indústria, comércio, trabalhador livre, etc., que, por conseguinte é onde diversos sujeitos estão posicionados, diferentemente se continuarmos pensando a figura do agricultor em uma única atividade rural. Da mesma forma é correto afirmar que o mundo rural se encontra em crescente mudança em relação a estilos de vidas, modalidades de trabalho que se elaboram e modificam além dos seus horizontes. É notório que já no final do século XX a noção de modernidade para pensar as transformações no espaço rural havia de fato modificado. As novas formas de vida no espaço rural se encontram em transformações crescentes “referidas a estilos de vida, concepções do mundo, processos decisórios e modalidades de trabalho†.
Keywords: Novo rural; Transformações no espaço; Amazônia; Sociedade; Concepções. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/04/pensamento-contemporaneidade.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-12:05
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().