Espacialização socioeconômica de populações tradicionais: uma compreensão sobre a atividade pesqueira em São João de Pirabas e Salinópolis (PA)
Dioclecio Soares Gomes,
LaÃs Victória Ferreira de Sousa,
Rafael Costa Miléo and
Regina Oliveira da Silva
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2018, issue 2018-01
Abstract:
Este trabalho refere-se à caracterização socioeconômica e espacial das atividades de moradores nos municÃpios de São João de Pirabas e Salinópolis, no Estado do Pará. Os resultados são oriundos do Projeto “Estudos socioambientais para criação de unidade de conservação de uso sustentável no Salgado Paraense†, parceria entre Museu Paraense EmÃlio Goeldi e Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade. Tratam-se de comunidades que estão envolvidas no processo de criação de Unidades de Conservação de Uso Sustentável, mais especificamente, Reservas Extrativistas Marinhas. O objetivo deste trabalho é compreender a relação dessas populações tradicionais com o uso da terra e, identificar, espacialmente, o uso dos bens naturais. Além da pesquisa bibliográfica foram realizadas atividades de campo no mês de Novembro e Dezembro de 2016. Na ocasião, visitou-se comunidades aplicando questionários à s “pessoas-chave†, aquelas que possuÃam maior conhecimento sobre as atividades realizadas que eram indicadas pelos próprios moradores. Foram realizadas atividades em oficinas, e levantamentos de informações de forma participativa. As populações estudadas apresentam atividades ligadas a caça, pesca e extrativismo. As diversas atividades realizadas pelos moradores os caracterizam como pluriativos (no qual não há uma especificidade nas atividades de sustento das famÃlias, e sim uma diversidade de atividades que compõe o sustento). Compreender essas extensões espaciais que ultrapassam os limites administrativos é essencial para identificar as áreas tradicionalmente utilizadas por esses grupos. As populações apresentam, no histórico de ocupação, uma tradição material e imaterial das ferramentas utilizadas para suas atividades diárias. As comunidades estudadas também se posicionaram a favor da criação das Unidades de Conservação, com a perspectiva de proteger os bens naturais para sua manutenção.
Keywords: Populações Tradicionais; Reserva Extrativista; Salgado Paraense; Espaço Geográfico. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2018/01/atividade-pesqueira-brasil.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2018:i:2018-01:49
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().