Qualidade de vida e trabalho de estudantes em prática laboral
José André Villas Boas Mello and
Marcele Sttellet Barbosa da Silva
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2018, issue 2018-04
Abstract:
O objetivo deste artigo é medir a qualidade de vida no trabalho (QVT) de estudantes de Engenharia de uma instituição federal de ensino (IFES) quando do ingresso obrigatório no mercado de trabalho para a prática profissional. A metodologia adotada nesta pesquisa se classifica, em relação aos seus objetivos, como exploratória e descritiva e utilizar-se-á de abordagens quali-quantitativa para o levantamento e análise dos dados. Como ferramenta de análise se utiliza o modelo de Walton (1973) que se fundamenta na vertente de que um programa adequado de Qualidade de vida no trabalho foca em uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento ao indivÃduo. Tais pressupostos teóricos de QVT são perspectivas do grupo estudado, visto que são estudantes de ensino superior ingressantes no mercado de trabalho através de prática laboral do tipo Estágio Supervisionado. Após aplicação e análise dos dados, conclui-se que as dimensões de Walton para QVT que apresentaram os piores Ãndices de satisfação são “oportunidades de crescimento e segurança†com 59,37% e “remuneração justa e adequada†com 64,60%. Enquanto o “desenvolvimento das capacidades pessoais†com 84,99% e o “Constitucionalismo†com 81,25% apresentaram os maiores Ãndices de satisfação. Esses resultados podem ser utilizados como indicador das experiências humanas no local de trabalho e do grau de satisfação com o trabalho. A empresa pode melhorar as dimensões de pior percepção, bem como criar um ambiente mais adequado a prática laboral.
Keywords: Qualidade de vida no trabalho; Modelo de Walton; Estagiários engenharia. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/cccss/2018/04/estudantes-pratica-laboral.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2018:i:2018-04:13
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().