Gestão pública: uma análise dos munÃcipios cearenses quanto ao Ãndice de efetividade da gestão municipal (IEGM)
Francisco Alves and
Shyu Fiaba Lee
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2019, issue 2019-05
Abstract:
O Estado necessita de instrumentos para avaliar a efetividade de suas ações. Dessa necessidade, são propostas ferramentas de como realizar essa avaliação, merecendo destaque a proposição de Ãndices. No âmbito da gestão municipal cita-se o IEGM. Essa pesquisa analisou o IEGM de uma amostra de 184 municÃpios do estado do Ceará. Metodologicamente essa pesquisa é quali-quantitativa, descritiva e documental. Os dados foram coletados no website do TCE-MA, nos relatórios municipais das cidades do Ceará (CE) e no website do IBGE. As análises foram realizadas através do emprego da estatÃstica descritiva, da estimação de modelo de regressão e do desenvolvimento de mapas de calor. Os principais achados da pesquisa indicaram a efetividade da gestão estaria na faixa de ‘em fase de adequação’, na maior parte das cidades da amostra (99 delas ou 53,80%). Os indicadores em que os munÃcipios tiveram melhor desempenho foram Saúde (com 33,69% da amostra nas faixas ‘A’ ou ‘B+’) e gestão fiscal (com 23,37%). Os piores resultados foram nos indicadores i-Planejamento, i-Amb, i-Gov TI e i-Cidade (com 91,30%; 64,68%; 55,44% e 49,46%, respectivamente, das cidades estando na faixa ‘C’). O modelo de regressão identificou efeito positivo da população sobre o IEGM, porém a idade da cidade, a receita tributária e o gasto com saúde apresentaram efeito inverso. Os mapas de calor indicaram a maior semelhança entre a distribuição geográfica municipal do IEGM com o IDM municipal, com o ITMP e com o IFMD e, uma maior discrepância com o PIB per capita.
Keywords: Gestão pública; Efetividade da gestão municipal; IEGM; MunicÃpios; Ceará. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2019
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/cccss/2019/05/efetividade-gestao-municipal.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2019:i:2019-05:09
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().