EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

O papel da escola na construção da alteridade: o reconhecimento e entendimento do outro em uma instituição de ensino na fronteira

Andréa Marcia Legnani

Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2019, issue 2019-09

Abstract: Este trabalho apresenta um estudo a respeito do papel da escola na construção da alteridade, tendo como campo de pesquisa o Instituto Federal do Paraná Campus Foz do Iguaçu, o qual oferta vagas, em seus cursos subsequentes, para alunos da Argentina e do Paraguai. Envolve desenvolver fundamentação teórica a respeito das categorias alteridade, educação profissional, fronteira, território e transfronteiriço. A pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como estratégia metodológica o estudo de caso com consulta bibliográfica e documental. Tem como objetivo compreender e analisar como se efetiva as questões relacionadas à construção da alteridade no que tange as relações no âmbito escolar envolvendo alunos estrangeiros. Foi possível verificar que à questão do reconhecimento e entendimento do Outro envolvendo a construção da alteridade nas relações entre alunos brasileiros, argentinos e paraguaios, bem como professores e demais servidores do Campus precisa ser mais estudada, para proposição de trabalhos que visem com que a instituição, enquanto escola, desempenhe efetivamente seu papel na construção da alteridade.

Keywords: Alteridade; Educação Profissional; Fronteira; Território; Transfronteiriço. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2019
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/cccss/2019/09/escola-construcao-alteridade.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2019:i:2019-09:13

Access Statistics for this article

Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:coccss:y:2019:i:2019-09:13