EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Fatores associados à prevenção e controle da sífilis gestacional: panorama e desafios

Regiane Aparecida de Oliveira, Renata Galli Canani, Anelise Viapiana Masiero and Bruna Fernanda da Silva

Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2020, issue 2020-02

Abstract: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que acomete homens e mulheres ao redor do mundo. Embora tratável, é considerada um grave problema de saúde pública, principalmente quando ocorre durante a gestação, pois poderá ser transmitida para o feto, causando vários problemas no nascimento e na vida da criança. Portanto, este trabalho teve por objetivo identificar fatores associados à prevenção e controle da sífilis gestacional. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura conforme recomenda a diretriz PRISMA. A busca de artigos científicos foi realizada nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES utilizando os descritores em ciências da saúde (DeCS/MeSH) “syphilis, congenital†and “prevention & control†, em inglês, português e espanhol, identificados no título e/ou resumo e/ou palavras-chaves dos artigos. Foram considerados artigos nos três idiomas sem limite de ano de publicação. Foram identificados 105 artigos nas bases de dados e após a leitura do título e resumo, foram selecionados 35 artigos potencialmente elegíveis, os quais foram lidos na íntegra, observando se de fato atendiam os critérios estabelecidos. Após a leitura foram selecionados 24 artigos para compor a revisão, sendo incluídos estudos transversais, casos clínicos e de coorte. Os estudos relatam que a transmissão vertical da sífilis está fortemente associada à falha na prevenção e controle da infecção pelos serviços de saúde, bem como fatores comportamentais e socioeconômicos das gestantes como baixa renda, baixa escolaridade, ser solteira, comportamento sexual de risco, início tardio do pré-natal, interrupção precoce do cuidado pré-natal, fragilidades no diagnóstico e tratamento, entre outros fatores. Por outro lado, os estudos também apontam estratégias para redução da sífilis gestacional, tais como, rastreamento precoce, diagnóstico e tratamento das gestantes e parceiros sexuais, melhoria na cobertura e na qualidade da assistência pré-natal e educação em saúde para as gestantes.

Keywords: Sífilis Gestacional; Sífilis Congênita; Infecção Sexualmente Transmissível; Fatores de Risco. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2020
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/cccss/2020/02/prevencao-controle-sifilis.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2020:i:2020-02:06

Access Statistics for this article

Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:coccss:y:2020:i:2020-02:06