Construções de narrativas para pensar a identidade nacional brasileira
Francielle de Camargo Ghellere and
Olirio Rives dos Santos
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2020, issue 2020-12
Abstract:
O presente artigo está estruturado no materialismo histórico e na dialética, enquanto teoria e método. O objetivo central é apresentar um estudo bibliográfico sobre a formação da identidade nacional brasileira, a partir de três narrativas: a romântica, a jurÃdica e a crÃtica, envolvendo respectivamente o ideário integracionista, o Estado de Direito e as relações econômicas do sistema capitalista de produção, estruturado na mais-valia. Partimos do ponto de análise histórico e sociológico para compreendermos o conceito de “identidade†. A base teórica apresentada nesse estudo estrutura-se na concepção de Estado Moderno, formado a partir da crise do feudalismo e das ações da burguesia, enquanto classe dominante. Nesse sentido, destacamos a desigualdade social, alicerçada ao desenvolvimento do capitalismo em escala global para se entender a realidade nacional. Assim, inferimos que a identidade brasileira perpassa, por um lado, pelo conceito de participação e por outro lado, pelo conceito de exclusão social, ambos os conceitos estão permeados pela concepção de Estado, enquanto agente das relações de produção e também das relações ideológica de classe. Conclui-se, que a luta de classe, conceito central da teoria marxista, é omitida ao se analisar a materialidade da memória, do patrimônio e da cultura brasileira. Por vezes, são consideradas apenas as perspectivas adotadas na narrativa romântica e na jurÃdica, excluindo, assim, a luta de classes. Enfatizamos que referenciar a luta de classe na sociedade capitalista, enquanto categoria de análise da realidade social exclui considerá-la neutra, portanto, ao analisamos a participação e, consequentemente, a identidade nacional, as consideramos em uma visão macrossocial.
Keywords: Identidade nacional brasileira; Narrativas romântica; jurÃdica e crÃtica. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2020
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/cccss/2020/12/identidade-nacional-brasil.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2020:i:2020-12:04
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().