BIOCOMBUSTÍVEIS E COMÉRCIO INTERNACIONAL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE
André Luiz Marques Kós,
Mario Miguel Amin Garcia Herreros and
Heriberto Wagner Amanajás Pena
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2011, issue 157
Abstract:
O grande desafio do mundo nos próximos anos será convergir desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Nesse sentido a busca para ampliar a participação de energias sustentáveis nas matrizes energéticas tanto países de desenvolvidos como de países em desenvolvimento deverá cada vez sofrer mais pressão da comunidade internacional. Nesse ambiente alguns países da America Latina e Caribe podem beneficiar-se, já que possuem clima propício para produção de bicombustíveis como etanol e biodiesel. A crescente demanda da União Europeia e do Estados Unidos por etanol e biodiesel, tornariam esses países em exportadores, contribuindo principalmente para a segurança energética e para o crescimento rural dos países da região que estão entre os que mais sofrem com a pobreza extrema, além de estarem contribuindo para segurança geopolítica internacional, já que muitos dos conflitos internacionais no passado e na atualidade iniciam pela busca de fontes energéticas. Face a esses fatos, o presente estudo objetiva verificar quais os principais benefícios que a produção e o comércio internacional de biocombustíveis podem trazer aos países em desenvolvimento que apresentam vantagem comparativa e quais são os obstáculos nos diversos macro-ambientes a serem superados para que a comercialização internacional destes produtos contribua para o desenvolvimento econômico destes países.
Keywords: Sustentabilidade.; Biocombustíveis.; América; Latina.; Comércio; Internacional (search for similar items in EconPapers)
Date: 2011
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/la/11/khp.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2011:i:157:19
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().