A degradação ambiental no Brasil: uma análise das evidências empíricas
Nelson Guilherme Machado Pinto and
Daniel Coronel
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2013, issue 188
Abstract:
O objetivo deste trabalho é o de analisar as evidências empíricas de estudos sobre degradação ambiental no Brasil que estudaram esse fenômeno a partir de um índice e verificar o comportamento da degradação nas diversas regiões do país. Além disso, são analisadas questões referentes ao panorama desses estudos, verificando em quais pontos os trabalhos futuros dessa temática podem avançar. Dentre as regiões mais impactadas pela degradação estão estados da Região Nordeste, Centro-Oeste, e o estado de Minas Gerais. Dentre as principais causas da degradação ambiental nessas regiões estão o clima, a pobreza e os impactos do agronegócio. Com relação às principais lacunas dessa área temática, estão a escassez de estudos na Região Sul do Brasil e também de estudos que mapeiem a degradação em todo o território nacional, a realização da análise desse fenômeno apenas em um corte específico de tempo e o não relacionamento da degradação ambiental com aspectos socioeconômicos.
Keywords: Degradação Ambiental; Índice de Degradação; Agroecologia; Economia Ambiental; Brasil. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2013
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/13/economia-ambiental.html
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2013:i:188:06
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().