Dificuldades de ordem externa e interna à (des) integração Latina-Americana
Tiago Satim Karas
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2013, issue 188
Abstract:
Como todas as crises do sistema econômico financeiros, do passado recente, o século XXI inicia-se com grandes indícios do sistema estar passando por mais uma turbulência econômica e. Ao final da primeira década o que era incerto se torna evidente e no ano de 2008 o sistema capitalista, mais uma vez, mergulha em uma das maiores crises econômicas – desde o Crash da Bolsa de 1929 – e com ele parte da legitimidade da ideologia neoliberal. Nesse trabalho iremos abordar diversas questões quanto às expectativas ressurgidas para a possibilidade de integração da América Latina tendo o Brasil com importante papel para a integração regional, porém com diversas dificuldades que impedem que tal fato ocorra. Entendemos que é necessário explorar tanto as dificuldades que vem de fora como “padrões de dominação externos”, como também, as dificuldades internas que mantém essa região sob controle, visando contribuir para a compreensão da geografia das transformações dos países latino-americanos.
Keywords: América Latina; desestabilização regional; dificuldades de Integração; neoliberalismo; padrões de dominação. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2013
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/la/13/neoliberalismo.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2013:i:188:11
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().