Vantagem competitiva do mercado de água mineral: um estudo sobre a formação de clusters
Reinaldo Dias and
Vinicius Giraldi Gambetta
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2015, issue 208
Abstract:
Através da teoria do de vantagem competitiva do Diamante de Porter e de Clusters, este trabalho teve como objetivo verificar e analisar como se da a competição das empresas no setor de água mineral, identificando também a formação incipiente de clusters empresariais nesse setor. Com base nos dados bibliográficos levantados, foi elaborada uma análise sobre a competitividade nacional da indústria brasileira de água mineral verificando que o mercado brasileiro é composto predominantemente de pequenas empresas produtoras de água mineral, que competem estritamente por preço o que acaba corroendo sua competitividade frente às novas demandas e as grandes empresas do setor. Foi verificado também que pela peculiaridade do mercado as empresas acabam por se agrupar em regiões com proximidade de demanda e qualidade da água mineral para a sua operação. Essa concentração tem a possibilidade de formação de arranjos produtivos locais, que estão surgindo de maneira incipiente, mas que demonstra que a formação de clusters de empresas produtoras de água mineral engarrafada pode ser uma alternativa para a geração de vantagens competitivas nacionais no mercado de água mineral, pois aumenta a rivalidade e a geração de inovação. No entanto os clusters ainda estão em fase prematura com baixa interação entre os atores locais.
Keywords: Vantagem Competitiva; Cluster; Água Mineral; Arranjo Produtivo Local. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2015
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/15/agua-mineral.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2015:i:208:10
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().