O IMPACTO DOS GASTOS GOVERNAMENTAIS, DA TAXA DE JUROS E DA TAXA DE CÂMBIO SOBRE A PRODUÇÃO AGREGADA BRASILEIRA
Rodrigo Adriano Meirelles Nunes,
Lucélia Ivonete Juliani and
João Serafim Tusi da Silveira
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2016, issue 216
Abstract:
Neste artigo procura-se avaliar o impacto das despesas governamentais, da taxa de juros e da taxa de câmbio sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Preliminarmente, na fundamentação teórica apresenta-se a habilidade da variável PIB em detectar crescimento econômico. Posteriormente, são apresentadas as teorias da contabilidade social que dão suporte para o objetivo proposto. Quanto à metodologia, foi empregado como meio técnico de investigação o método estatÃstico, com abordagem qualitativa e desenvolvida com emprego do recurso econométrico dos MÃnimos Quadrados Ordinários (M.Q.O.) para analisar os dados históricos das variáveis. Os dados estatÃsticos originaram-se do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e foram atualizados a preços de dezembro de 2013 pelo à ndice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Os resultados encontrados estão em consonância com a teoria existente, visto que os parâmetros estão com os sinais esperados, bem como são estatisticamente significativos. Por fim, os testes aplicados não detectaram a presença de correlação serial e de multicolinearidade para o modelo em análise.
Keywords: Produto Interno Bruto (PIB); taxa de juros; gastos governamentais; taxa de câmbio. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://eumed.net/cursecon/ecolat/br/16/juros.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2016:i:216:06
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().