Uso dos recursos naturais em comunidade extrativista na Resex Verde para sempre: resistência tardia à apropriação de empresas?
Marlon Costa de Menezes,
Thaynara Cavalcante Veloso,
Nayra GlaÃs Pereira Trindade and
Cláudio Wilson Soares Barbosa
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2018, issue 241
Abstract:
Este trabalho descreveu o uso dos recursos naturais pela comunidade Vila Bom Jesus na RESEX Verde para Sempre no municÃpio de Porto de Moz-PA, considerando as transformações sociais, econômicas e ambientais decorrentes de intervenções externas, para a exploração de recursos florestais madeireiros, a partir da década de 80. Os dados da pesquisa foram coletados através de reunião em que foi utilizada a técnica linha da vida e, questionários semiestruturados para entrevistas aplicadas a 25 famÃlias. A compreensão do uso dos recursos naturais pela comunidade foi feita baseada no tempo (anos), em que constatou-se três ciclos. O primeiro foi de 1950 a 1969 e consistiu na atividade de extrativismo de Produtos Florestais Não-Madeireiros. No segundo de 1970 a 1985, iniciou-se o extrativismo madeireiro artesanal. Entre 1986 a 2003, configurou-se um novo quadro na economia da comunidade, que presenciou a entrada de empresas madeireiras trazendo perspectivas de obtenção de renda fácil com a extração de madeira mecanizada. A partir desses ciclos, conclui-se que a criação da RESEX serviu como proposta de ordeidnto do espaço para o uso dos recursos naturais. A redução drástica dos estoques de madeira de valor comercial contribuiu para os moradores ampliarem atividades como a criação de gado e a pesca comercial para garantir geração de renda, e o abandono concomitante do extrativismo da madeira como fonte de reprodução social e econômica. Portanto, o resultado da relação empresa-comunidade na Vila Bom Jesus mostrou que os recursos florestais foram esgotados em pouco tempo e os moradores não obtiveram vantagens econômicas.
Keywords: timber exploration; extractive communities; informal agreements; natural resources; Amazon. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/oel/2018/03/recursos-naturais.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2018:i:241:77
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().