Democracia direta e poder regulamentar no Brasil: implicações polÃticas, constitucionais e administrativas (Decreto Nº 8243/2014)
José Matias-Pereira
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2018, issue 242
Abstract:
O objetivo principal deste artigo é analisar, tendo como referência as disposições constitucionais que tratam da participação social e das competências normativas do Poder Executivo, as implicações polÃticas, constitucionais e administrativas da criação da PolÃtica Nacional de Participação Social (PNPS) e do Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), instituÃdos pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff, por meio do Decreto nº 8.243, de 23 de maio de 2014. O estudo, em termos metodológicos, busca-se confrontar as justificativas do Poder Executivo para a expedição do Decreto, com os argumentos dos seus opositores, que sustentam que ele abre a possibilidade da aprovação pelo Poder Executivo de medidas antidemocráticas e populistas, como as que estão em curso na Venezuela, BolÃvia e Equador. Fica evidenciado nessa discussão que, as formas atÃpicas propostas de participação social contidos no Decreto, estabelecendo mecanismos da chamada democracia direta, promovem mudanças significativas no funcioidnto da democracia e da administração pública, por meio da instituição de mecanismos jurÃdicos autoritários e conflitantes com as normas definidas pela Constituição Federal de 1988, em especial, no que se refere à invasão da competência do Congresso Nacional. Conclui-se que, o Decreto da PNPS-SNPS, além de fortalecer as atribuições do Poder Executivo, em detrimento dos demais poderes, dificulta o funcioidnto da administração pública brasileira.
Keywords: Democracia participativa; PolÃtica Nacional de Participação Social; Poder regulamentar; Decreto 8.243/2014; Administração Pública; Brasil. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/oel/2018/04/democracia-brasil.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2018:i:242:42
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().