Os determinantes dos honorários da auditoria independente no setor brasileiro de materiais básicos
Victor Daniel Vasconcelos,
Francisco Alves and
Francisco Anderson Silva de Oliveira
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2018, issue 247
Abstract:
A necessidade de maior credibilidade das informações disponibilizadas nestes demonstrativos passou a ocupar um ponto de maior destaque. A necessidade da realização de procedimentos de auditoria é uma questão de garantir credibilidade e confiabilidade das informações presentes nas demonstrações contábeis. O objetivo deste artigo é identificar os fatores determinantes dos honorários da auditoria independente para o setor de Materiais Básicos brasileiro. A presente pesquisa é descritiva, quantitativa, documental. Amostra corresponde a 31 empresas que publicaram seus demonstrativos entre 2010 e 2016, totalizando 204 observações. Empregou-se um modelo de regressão linear múltipla estimado por MÃnimos Quadrados Ordinários. Modelo este que teve como variável dependente o valor dos honorários da auditoria externa, como variáveis independentes foram empregados alguns determinantes apontados pela literatura cientÃfica: tamanho, nÃveis diferenciados de governança corporativa (NDGC), Big4, rodÃzio da auditoria e complexidade (remuneração dos administradores e total dos estoques relativizado pelo ativo total). Os principais achados da pesquisa indicaram que, de fato, as maiores empresas e as mais complexas são as pagam maiores honorários de auditoria externa. O setor de Materiais Básicos brasileiro é um importante setor da economia, pois se trata do setor que produz os materiais a serem utilizados pelos demais setores.
Keywords: Honorários; Determinantes; Auditoria externa; Materiais Básicos; Brasil. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/oel/2018/09/honorarios-auditoria-independiente.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2018:i:247:76
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().