EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Ser ou não ser petiano? fatores que influenciam estudantes de uma universidade pública federal brasileira a se inscreverem no programa de educação tutorial (PET)

Márcio Teixeira Bravim and Gustavo Leonardo Simão

Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2019, issue 260

Abstract: O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado com o intuito de melhorar qualidade do ensino de graduação nas universidades brasileiras. Desde sua criação houveram mudanças em seu desenho institucional e, portanto, uma evolução no sentido de seu aprimoramento. A despeito do fato de diversos estudos terem sido realizados no intuito de verificar a eficácia de suas ações em relação aos seus objetivos, ainda não se tem claro quais os fatores existentes são atrativos aos alunos de graduação. O presente estudo analisa o grau de interesse de participação dos estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública da rede federal de ensino do Brasil ao programa PET. Por meio da aplicação de questionários e de análise estatística foi possível mensurar as informações voltadas a responder essa questão de pesquisa. Os resultados indicaram a inexistência de um perfil pré-definido de estudante a manifestar interesse pelo programa. Nesse sentido, características pessoais como idade, gênero, curso e contato prévio com as atividades do PET não são variáveis dependentes do interesse do graduando em fazer parte do programa, a exceção acontece em relação ao não interesse do discente em dar seguimento a vida acadêmica.

Keywords: ensino; extensão; pesquisa; programa governamental. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2019
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/oel/2019/10/programa-educacao-tutorial.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2019:i:260:47

Access Statistics for this article

Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:observ:y:2019:i:260:47