ResÃduos sólidos urbanos no Brasil: a reciclagem no contexto da sustentabilidade
Ana Carolina Moraes Reis and
Altem Nascimento Pontes
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2019, issue 261
Abstract:
O aumento populacional e a elevada produção industrial contribuem para a crescente geração de resÃduos sólidos e o aumento das dificuldades em seu gerenciamento, causando impactos ao meio ambiente e à sociedade, o que tem evidenciado a necessidade de buscar soluções alternativas que promovam o equilÃbrio entre o crescimento econômico e a preservação socioambiental. O objetivo deste artigo foi realizar um estudo sobre a condição atual dos resÃduos sólidos urbanos no Brasil e a viabilidade econômica e socioambiental do processo de reciclagem de resÃduos sólidos, analisando este processo no contexto da sustentabilidade, a partir de dados oficiais da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e ResÃduos Especiais) e do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem). O Brasil apresenta elevada geração de resÃduos sólidos urbanos, com 78 milhões de toneladas de resÃduos sólidos apenas no ano de 2017, sendo as regiões mais populosas as principais geradoras. Quanto à coleta seletiva, o papel e papelão, seguido do plástico, são os recicláveis mais presentes, o que representa 22 e 13% do total coletado, respectivamente. Esta coleta tem relação direta com a reciclagem e apresenta uma tendência de crescimento nos últimos anos, no entanto, ainda de forma discreta no Brasil, atendendo a apenas 17% da população brasileira e 22% dos municÃpios brasileiros até o ano de 2018. Os resultados encontrados neste trabalho mostram que o quadro atual de resÃduos sólidos no Brasil requer maior atenção e investimentos. A reciclagem é considerada uma alternativa viável para promover o desenvolvimento sustentável no paÃs, por ser uma opção que atende aos aspectos econômico, ambiental e social, por promover preservação ambiental, inclusão social e geração de emprego e renda.
Keywords: Desenvolvimento sustentável; Coleta seletiva; Inclusão econômica e social. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2019
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/oel/2019/11/residuos-solidos-brasil.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2019:i:261:58
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().