EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Consultoria empresarial para microempresas

Andrey Admilton Arenhart and Vanderlei da Silva Sampaio

Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2020, issue 265

Abstract: Diante de diversas mudanças no cenário econômico, entre elas, uma facilidade na abertura de empresas, como no caso da MEI - Microempreendedor Individual -, atrai ao mercado novos investidores, mais empresas e, consequentemente, há o aumento da concorrência e da competitividade. Este estudo visa promover uma consultoria externa para diagnosticar os problemas e prestar um plano de melhorias, tendo como fundamento ferramentas de análise do ambiente interno e externo ao negócio, a fim de estabelecer um posicionamento de mercado, traçar objetivos e metas, além de determinar como esses objetivos serão alcançados. Em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com base em um estudo de caso, o objetivo proposto neste estudo foi diagnosticar a situação da empresa por meio de ferramentas de gestão empresarial, apresentar técnicas e recomendações para uma consultoria empresarial, a fim de que contribua à definição de um planejamento estratégico em uma microempresa atuante no ramo de comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos; comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho, além de outros serviços de acabamento em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário, localizada na região centro-oeste do estado de São Paulo. O levantamento trouxe informações importantes, que podem ser replicadas por pesquisadores, microempresários e também consultores, visando propor melhorias ao negócio, investigar problemas e oportunidades nas pequenas empresas.

Keywords: Gestão Empresarial no Brasil; Consultoria Empresarial no Brasil; Microempresa brasileira. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2020
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/oel/2020/03/consultoria-empresarial-microempresas.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2020:i:265:34

Access Statistics for this article

Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:observ:y:2020:i:265:34