Determinação dos fatores estatÃsticos para definição das diretrizes de responsabilidade socioambiental em bancos comercias: percepção dos funcionários de um banco estadual
Roberto Felipe Tobias Ribeiro and
Heriberto Wagner Amanajás Pena
Revista Caribeña de Ciencias Sociales, 2016, issue 2016_11
Abstract:
Os bancos devem contribuir de forma mais ativa no quesito ambiental e social por meio do direcionamento de recursos financeiros e polÃticas que possam melhorar tais aspectos. Tal contribuição é imposta pelo Conselho Monetário Nacional, e o Banco Central do Brasil como órgão regulador deverá garantir o cumprimento da contribuição dos bancos de forma mais incisiva. Para isto, deverá orientar as instituições e avaliar as diretrizes de responsabilidade socioambiental. Os bancos por sua vez, devem interpretar tal imposição como uma oportunidade de marketing para os clientes e seus funcionários. O presente estudo aborda o endomarketing de funcionários, sugerindo fatores para servirem de pilar para a polÃtica de responsabilidade socioambiental das instituições financeiras corroborando sob a ótica dos funcionários, neste caso do Banco do Estado do Pará, analisando inclusive por meio de questionário e análise estatÃstica gerando uma percepção dos entrevistados. O método utilizado foi o de análise multivariada, na situação da análise fatorial, gerando os principais fatores para servirem de diretrizes na polÃtica da responsabilidade socioambiental. A partir da análise fatorial, nas comunalidades destaca-se a governança corporativa e o principal fator foi o de ética –ambiental, que explicou mais de 80% da variância. Além disso, foi realizada uma análise de percepção dos entrevistados, onde é teorizado que pela essência dos funcionários, há preocupação pelo rumo da empresa e como o crescimento pode ser traduzido em recursos financeiros aos funcionários e solidez da empresa, além da preocupação ambiental e bem estar social, em não gerar danos à sociedade. É possÃvel concluir então que os fatores estudados no são fundamentais na composição das diretrizes para formulação de uma polÃtica socioambiental de uma instituição financeira e na análise da percepção sobre os entrevistados, são importantes ações relacionadas ao impacto da remuneração dos funcionários, que gerem impactos ambientais positivos e que proporcionem benefÃcios sociais à comunidade devem ser as principais ações a serem tomadas para que seja feito um marketing positivo interno. Posto isto, sugere-se que um percentual recursos financeiros disponÃveis sejam direcionados conduzindo ações relacionados à esses fatores durante o ano civil principalmente para aferir empiricamente a teoria gerada a partir de entrevistas e análise multivariada.
Keywords: responsabilidade socioambiental; instituição financeira; análise fatorial; percepção de entrevistados. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/caribe/2016/11/diretrizes.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:rccsrc:y:2016:i:2016_11:24
Access Statistics for this article
Revista Caribeña de Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Revista Caribeña de Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().